terça-feira, 8 de setembro de 2009

Louçã X Sócrates - o verdadeiro debate só pode ser feito à esquerda

O Sócrates venceu nitidamente o debate com o Louçã naquele que foi o melhor frente a frente até agora, demonstrando que o verdadeiro debate só pode ser feito à esquerda.
Fora de qualquer partidarismo, venceu porque fez algo a que o Louçã não está habituado – ser desviado da esfera de quem critica, o acusador, para passar a ser o inquirido. No entanto, a defesa da gratuitidade da educação e da saúde incarna a melhor medida de um verdadeiro Estado Social; não obstante o investimento público, ancorado num Estado regulador, ser mais “fiável” do que a nacionalização de todos os sectores estratégicos. Mas o Louçã não conseguiu explicar com clareza, enterrou-se na “economia dos casos pontuais” e o Sócrates venceu-o. Algo raro, mas pelos vistos possível.
É óbvio que interessa à direita que o Louçã tire votos ao Sócrates, mas começa a tornar-se nítido de que por mais freeports e manuelas Guedes ou Leites – com esta última a enterrar-se por completo na defesa do Regime Democrático da Madeira e a demonstrar (como se isso fosse novidade) a sua natureza – o Sócrates não só vencerá as próximas eleições como não é de excluir (ainda) uma nova maioria.